Intercambio 2009 – Onde Estudar no Exterior em 2009

Estudar no Exterior, aprender um outro idioma, viver em casa de família no exterior ou cursar universidade ou o colegial no exterior são as melhores opções para estudantes fazerem Intercâmbio em 2009.

Cursos no Exterior

Cursos no Exterior

A busca por uma experiência no exterior pode, inclusive, ajudar os adolescentes – os futuros intercambistas – a escolherem com maior clareza o ramo profissional que pretendem seguir no futuro.

Mas o sonho de muitos jovens de viver uma experiência de trabalho fora do país vai ser dificultado este ano de 2009 devido ao desemprego nos EUA e Irlanda, locais preferidos pela maioria dos estudantes que optam por esse tipo de viagem de Intercâmbio. O Work and travel, programa em que o estudante ocupa uma vaga de trabalho no país de destino, está vendo o numero de ofertas de trabalho bastante reduzido.

Cursos de Idioma no Exterior para Intercâmbio em 2009

Em 2008, as empresas de intercâmbio registraram queda aproximada de 40% na demanda por esse tipo de pacote de Intercâmbio em todo o país. No exterior há menos posições oferecidas pelos empregadores e também menos vagas disponíveis para estrangeiros, já que agora existe uma mão-de-obra nacional à disposição, a qual obtém merecida preferência.

Está sendo comum atualmente os empregadores americanos cancelaram os contratos de trabalho, antes da partida ao exterior, fazendo com que muitos estudantes alterem seus planos de viagem. Outros estudantes optam pelo programa Walk in, programa de trabalho no exterior com remuneração onde os intercambistas vão para os EUA sem garantia de emprego e têm 15 dias para conseguir uma posição no mercado de trabalho de acordo com regras do governo americano. Caso os intercambistas não consigam emprego, devem retornar ao Brasil.

2009 – Estudar no Exterior “Up”, Trabalhar no Exterior “Down”

Mesmo aqueles empregadores que ainda mantêm vagas abertas para estrangeiros agora estão reduzindo o período de trabalho, que antes chegava a 70 horas semanais, sendo agora reduzidas para 30 a 40 horas por semana, com o fim das horas extras. Assim, se torna perto de impossível a construção de uma boa poupança para trazer na mala no retorno ao Brasil.

Mas enquanto o Intercâmbio de Trabalho no Exterior, o Work and Travel, pode não ser a melhor de Intercâmbio em 2009, a demanda agora será por programas e cursos educacionais puros, com uma maior procura por parte do jovem intercambista que viaja em busca de qualificação profissional, não apenas para ganhar algum dinheiro ou se divertir.

Principais Destinos de Intercâmbio em 2009

Os EUA sempre foram o principal país para trabalho no exterior para viajantes do Brasil mas com a valorização da moeda americana, dificuldades de encontrar um emprego, alta burocracia para entrada no país e impossibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, novos destinos de Intercâmbio em 2009 se mostram mais atraentes aos Intercambistas, como Inglaterra, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e inclusive África do Sul. O Canadá continua disparado como o país mais procurado para fazer um curso de Inglês no Exterior.

Para aqueles Intercambistas que mesmo assim ainda preferem os Estados Unidos para seu Intercâmbio de 2009, uma boa opção é a busca por cidades e regiões dentro dos Estados Unidos que foram menos afetados pela crise nos EUA, como Colorado, Michigan e Seattle, em Washington. A vantagem é que essas cidades são menos conhecidas por Brasileiros, existindo bem menos deles por lá, o que auxilia no aprendizado do idioma Inglês e contato com o povo Americano.

Para o Intercambista que planeja seu Intercâmbio em 2009, a melhor dica é fazer seu curso educacional no exterior, adquirir fluência no Inglês ou ainda num terceiro idioma, obter experiência profissional internacional, construir um currículo invejável, e depois retornar ao Brasil para uma carreira de sucesso, junto à família.

Então, onde você vai Fazer Intercâmbio em 2009?

2 respostas a Intercambio 2009 – Onde Estudar no Exterior em 2009

  1. […] O curso já começou nesta segunda-feira 12/Janeiro/2009 e faz parte da área de tecnologia da informação da universidade alemã. Uma nova opção para fazer Intercâmbio em 2009. […]

  2. […] final de 2007 fiz um intercâmbio internacional. Passei três meses nos Estados Unidos. Para mim e para quase todas as pessoas que conheço, viajar […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: