Segurança no Intercâmbio – Brasileiro Agredido na Espanha

 
No aeroporto de Madrid, Espanha, Músico Brasileiro retornando ao Brasil perde documentos na revista, reclama, se exalta, leva soco de policial e perde dois dentes.

Intercâmbio na Espanha

Intercâmbio na Espanha

O compositor e violonista Guinga, depois de passar pela revista de segurança no aparelho de raio-X do aeroporto de Madrid, teve furtado o casaco com documentos, dinheiro e passagem. Sua esposa contou que o músico teve os objetos furtados na área de embarque enquanto calçava os sapatos depois da revista.

Conheça mais sobre cursos de Espanhol na Espanha em Intercâmbios na Espanha

Sem falar espanhol, ele de alguma forma conseguiu pedir ajuda aos policiais, que disseram que isso não era responsabilidade deles. Ao insistir, com desespero e insistência, Guinga foi agredido, sendo agarrado pelo pescoço e então levando um soco no rosto pelo policial que já estava irritado com o comportamento do Brasileiro. Ele perdeu dois dentes e ficou com a boca machucada.

Soco no rosto na Espanha

O músico estava retornando da Itália, onde tinha ido dar aulas num conservatório em Roma. Para voltar ao Brasil ele tinha de fazer uma conexão na Espanha, exatamente no famigerado aeroporto internacional de Barajas em Madrid. Ainda segundo a esposa dele, o aeroporto estava tumultuado, com vôos atrasados e cancelados por causa da neve que caía em Madrid.

O músico passou um dia inteiro tentando resolver a situação mas não podia sair do aeroporto sem documentos e sem dinheiro e não tinha como ligar para o Brasil para pedir ajuda. Ele insistiu com os policiais, que não o deixaram nem entrar na sala. Disseram que se Guinga não conseguia embarcar não era responsabilidade deles.

Soluçao do Incidente

Uma policial feminina, ao ver Guinga machucado e chorando no saguão do aeroporto, decidiu ajudá-lo. Ela o estava levando para uma área reservada do aeroporto para tentar uma solução para o caso, quando o próprio Guinga avistou seu casaco numa lixeira. Ele recuperou o passaporte e a passagem para o Brasil.

“Essa policial o ajudou a trocar a passagem da Iberia, que era para sexta-feira e por outra da TAP e o acompanhou até o embarque. A única prova que ele tem de tudo o que aconteceu no aeroporto é do boletim de ocorrência que foi obrigado a assinar dizendo que a polícia tinha achado o casaco dele, além do tratamento dentário que teve de fazer ao chegar”, disse Fátima Escobar, esposa do músico.

O músico somente conseguiu embarcar de volta dois dias depois do início do incidente, chegando ao Brasil no dia 11.

Boletim de Ocorrência

O músico Não registrou queixa no aeroporto de Madrid, contrariando o que a absoluta maioria das pessoas fariam numa situação dessas. Sua irmã, após o retorno do músico ao Brasil, foi quem levou o caso à imprensa e ao Itamaraty.

As autoridades espanholas informaram que não havia mesmo qualquer registro do incidente, seja por inadmissão no embarque, furto – do casaco, onde estavam passaporte, passagem e dinheiro – e nem mesmo da agressão.

Atuação do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores diz que considera o fato relatado pela imprensa muito grave e totalmente em desacordo com as práticas internacionais. E diz que Guinga deveria registrar imediatamente a queixa para que as autoridades brasileiras possam exigir mais empenho da apuração do caso por parte das autoridades espanholas.

É extremamente improvável que o Itamaraty vá tomar qualquer providência, com ou sem boletim de ocorrência, pois isso parece ser o que ocorre na absoluta maioria das vezes.

Maus tratos são ditos comuns na Espanha e no Reino Unido

Segundo a conselheira do Conselho Consular do Rio, Ísis Andrade, não é incomum Brasileiros no exterior relatarem maus tratos sofridos por eles. Normalmente, os Brasileiros reclamam de constrangimentos, de terem sido isolados numa sala e embarcados de volta ao Brasil sem ter saído do aeroporto. A maioria dos casos ocorre nos aeroportos da Espanha e do Reino Unido.

Episódio Lamentável no Exterior

Sim, é extremamente lamentável algo como esse venha a ocorrer, em qualquer local ou tempo, especialmente quando resultando em agressão física. Mas é necessário saber exatamente o que aconteceu porque infelizmente nem sempre as partes contam com veracidade tudo o que ocorreu.

Lições Positivas para os Futuros Intercambistas

Ponto positivo deste ocorrido, vamos apenas esperar que isto sirva de aprendizado para o músico e outros Brasileiros viajando ao exterior no futuro.

Veja à seguir alguns comentários juntamente com uma análise do ocorrido, tendo em mente os dados recolhidos até agora e, especialmente, como é o comportamento de Brasileiros no exterior.

Análise do Ocorrido e Dicas de Segurança no Exterior
Segurança no Intercâmbio – Agressão em Aeroporto no Exterior

 

.

2 respostas a Segurança no Intercâmbio – Brasileiro Agredido na Espanha

  1. […] do Brasil Podem Evitar Problemas em Seus Intercâmbios no Exterior (veja a história completa em Segurança no Intercâmbio – Brasileiro Agredido na Espanha) Intercâmbio na […]

  2. […] Veja mais assuntos relacionados à Espanha: – Agressão em Aeroporto no Exterior – Como se Prevenir – Brasileiro Agredido na Espanha […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: