Intercâmbio USA – Multa Falsa no Pára-brisa


Criminosos Americanos usam falsa multa em parabrisas para disseminar vírus de computador nos EUA

Intercâmbio USA -Falsa Multa

Intercâmbio USA - Falsa Multa

Fazer intercâmbio no exterior, neste caso nos Estados Unidos, sempre nos propicia novas maneiras de pensar, com criatividade, mesmo que a origem seja nada honesta. Certamente, os bem intencionados encontrarão um sem número de aplicações legais para esta idéia.

Nos EUA, criativos criminosos decidiram tentar uma nova tática para disseminar códigos maliciosos: panfletos em parabrisas de automóveis em estacionamentos. Semelhantes a uma multa verdadeira, os pequenos papéis contendo um endereço de site malicioso na internet foram deixados nos carros em uma cidade dos Estados Unidos.

Conheça mais sobre Estudos no Exterior:
Cursos de Intercâmbio no Exterior
Cursos de Inglês em Nova York, Boston, Miami
Intercâmbios e Cursos no Estrangeiro

O golpe é uma campanha publicitária para um antivírus fraudulento, possivelmente realizada por um afiliado que recebe comissões de venda.

Multas Falsas nos EUA em carros trazem endereço web malicioso

Panfletos colocados nos parabrisas de carros estacionados em Grand Forks, Dacota do Norte, nos EUA, traziam um endereço web que, uma vez acessado, leva o internauta para uma praga digital.

O texto da notificação deixada nos carros dizia: “VIOLAÇÃO DE ESTACIONAMENTO: Este veículo está violando a regulamentação padrão de estacionamento. Para ver fotos com informações sobre suas preferências de estacionamento, veja [endereço malicioso]”.

Fazer Intercâmbio no Exterior – Novas maneiras de pensar

O site mencionado na “multa” traz fotos de carros estacionados no local onde foi deixada. Os números das placas, porém, foram removidos da imagem pelos próprios criminosos. 

Para permitir que o usuário veja “mais fotos”, a página exige que o usuário instale uma “barra de ferramentas” de “pesquisa por fotos”. Uma vez instalada, porém, a “barra” apenas baixa um cavalo de troia para o sistema. Esse arquivo malicioso, por sua vez, irá esperar alguns momentos para então tentar convencer o internauta a baixar um antivírus fraudulento conhecido como “Antivirus 360”.

O golpe impressiona pela tática de engenharia social, como é chamada a “arte” de enganar as pessoas. O site malicioso é “ligado” com o local onde os panfletos foram deixados, dando mais credibilidade à página e reduzindo as suspeitas dos usuários. Isso também significa que os panfletos precisam ser feitos especialmente para cada local em que forem deixados.

Abrindo a mente dos Intercambistas ao estudar no exterior

A campanha provavelmente foi realizada por algum afiliado do software anunciado. Geralmente os antivírus fraudulentos possuem esquemas de parceria, em que uma comissão é repassada a quem referiu o comprador ao programa. Na maioria dos casos, brechas de segurança e outros meios já conhecidos são utilizados para disseminar um vírus de computador que irá divulgar o software de segurança malicioso — sempre em nome de algum afiliado que ganha dinheiro com isso.

Cada afiliado geralmente pode divulgar o software da maneira que desejar. É a primeira vez que se conhece um caso em que o “mundo real” foi envolvido na divulgação do antivírus falso, no entanto.

Quanto tempo será que essa tática vai demorar para chegar no Brasil?

Conheça tudo de Cursos de Inglês e Intercâmbio nos EUA

Assuntos relacionados a Segurança no Intercâmbio:
Brasileiros Acusados de Falsificação Presos na Espanha
Intercâmbio Nova Zelândia – Poste Nocauteia Criminosos
Intercâmbio USA – Táxi Pago com iPod em Nova York
Intercâmbio Inglaterra – Caixa Fornece Dinheiro em Dobro
Segurança no Intercâmbio – Agressão em Aeroporto no Exterior

 

.

Deixe um comentário